REVISÃO TEMÁTICA DE RESUMOS


A substituição de dentes com implantes dentários está em ascensão, assim como o número de usuários envolvidos na instalação cirúrgica e restauração de implantes dentários. A incidência de perda dental na mandíbula posterior, que leva à restauração com próteses implantossuportadas, pode impactar a adaptação neurosensorial e, portanto, ter consequências a curto e longo prazo para o paciente.

Uma pesquisa realizada por Yilmaz et al. entre clínicos gerais no Reino Unido relatou incidência e etiologias iatrogênicas. As lesões do nervo trigêmeo resultantes da cirurgia de implante dentário foram identificadas como resultado devido à avaliação radiológica inadequada. A avaliação do risco pré-operatório e as medidas pós-operatórias, caso ocorram complicações, são importantes para a equipe de implantodontia entender, identificar e tratá-las.

A experiência dos dentistas colocando implantes dentários desempenha um papel importante na minimização da lesão do nervo trigêmeo no pós-operatório, de acordo com a análise retrospectiva de 1.559 casos realizados por Deppe et al., que mostrou 2,69% de casos de pacientes com distúrbio sensorial entre dentistas experientes colocando implantes dentários.

Também é importante classificar o tipo resultante de dor pós-operatória/distúrbio sensorial. Carrió e Martinez classificaram a dor pós-operatória em dor neurogênica, dor peri-implantar e dor óssea. Este grupo sugeriu que a ansiedade pós-operatória pode ser uma causa, bem como a história médica do paciente e, especificamente, o histórico de tratamento com bifosfonato.

Sánchez-Siles et al. documentaram o efeito da injeção de anestesia subperióstica sobre a lesão do nervo em um ensaio controlado aleatório, que também esclarece um fator diferente que pode contribuir para as complicações neurossensoriais.

Al-Sabbagh et al., Camargo e van Sickels, e Shavit e Juodzbalys resumiram a fisiopatologia, a etiologia, o diagnóstico, e as possíveis complicações decorrentes da colocação de implantes dentários, desde danos aos nervos até sangramento, infecção e fraturas. Eles sugeriram que o tratamento de complicações por qualquer dentista clínico geral ou especialista envolvido no tratamento com implante dentário é o mais importante.

Emad W. Estafanous, BDS, MSD