Índice Estético do Sorriso (IES): um método para medir a estética do sorriso. Estudo de concordância inter e intra-examinadores


Objetivo: Propor um método para medir a estética do sorriso e reportar a sua validação por meio de uma análise de concordância inter e intra-examinadores.
Materiais e métodos: Dez variáveis foram escolhidas como determinantes para a estética de um sorriso: linha do sorriso e linha média facial, alinhamento dos dentes, deformidade dos dentes, discromia dentária, discromia gengival, recessão gengival, excesso gengival, cicatrizes gengivais e diastema/ausência de papilas. Um examinador selecionou, consecutivamente, setenta fotos de sorrisos registrados em vista frontal. Dez examinadores, com diferentes níveis de experiência clínica e especialidades, aplicaram o método de avaliação proposto, por duas vezes nas imagens selecionadas, de forma independente e cega. O coeficiente de correlação intraclasse (CCI) e o kappa de Fleiss foram realizados para analisar a concordância inter e intra- examinadores.

Resultados: Considerando a avaliação cumulativa do Índice Estético do Sorriso (SEI), o valor CCI para o acordo entre avaliadores dos 10 examinadores foi de 0,62 (IC 95%: 0,51-0,72), representando um acordo substancial. A concordância intra-examinadores variou entre 0,86-0,99. A concordância entre avaliadores (estatística kappa de Fleiss) calculada para cada variável variou entre 0,17-0,75.
Conclusão: O método SEI foi reproduzível para avaliar o componente estético do sorriso, útil para a fase de diagnóstico e para elaborar planos adequados de tratamento.