O uso de um cartão de referência cinza padronizado na fotografia dentária para corrigir os efeitos de cinco difusores comumente utilizados


Objetivo: O objetivo deste estudo in vitro foi investigar as mudanças de cor de dentes humanos causadas por cinco materiais difusores diferentes comumente usados na fotografia odontológica, bem como a influência do software e para confirmar se o uso de um cartão de referência cinza padronizado é efetivo na correção dessas mudanças de cor durante a pós-produção digital. Materiais e método: Quarenta dentes humanos extraídos foram obtidos em uma clínica especializada em cirurgia oral em Cham, na Alemanha. Cinco materiais difusores de uso comum foram escolhidos para serem investigados, que incluíram: polietileno (PeT), papel fotográfico branco fosco, material de poliamida lumiQuest (nylon), papel de impressão branco de 80 g/m2 e folha de filtro de polarização linear 3M usada para polarização cruzada. Foi utilizada uma câmera digital reflex de lente única (Canon eOs 5D MKii), juntamente com um flash twin adequado para macrofotografia (Canon MT-24eX Macro Twin Lite). As imagens foram conectadas ao Adobe Lightroom CC usando o formato RAW. Um cartão de referência cinzaento padronizado (WhiBal, Michael Tapes Design) foi usado para calibração de exposição e equilíbrio de branco. Um software Color Meter Classic (Ricci Adams, versão 1.6 (122)) foi usado para obter valores de CIE l* a* b* dos espécimes antes e depois do balanço em branco e correção da exposição.

Resultados: Todos os difusores causaram alterações de cor visualmente perceptivas nos dentes extraídos: branco fosco (∆E* 1,24; dp 0,47), papel de impressão 80 gsm (∆E* 2,94; dp 0,35), lumiQuest de poliamida (∆E* 3,68; dp 0,54), PeT (∆E* 6,55; dp 0,41) e folha de filtro polarizador linear 3M (∆E* 7,58; dp 1,00). O uso de um cartão de referência cinza padronizado (WhiBal) poderia corrigir esses valores abaixo do limite visualmente perceptível: Branco fosco (ΔE * 0,58; dp 0,36), papel de impressão de 80 gsm (ΔE * 0,93; dp 0,54), lumiQuest polyamide (ΔE * 0,66; dp 0,58), PeT (ΔE * 0,59; dp 0,33) e folha de filtro de polarização linear 3M (ΔE * 0,53; dp 0,42). Significado: O uso de um cartão de referência cinzento padronizado com valores CIE l*a*b* especificados deve ser considerado quando os difusores são usados na fotografia dental para revelar a cor das situações pré-operatórias (por exemplo, documentação de cor) e documentar resultados pós-operatórios com precisão.