A técnica de acabamento com bisturi: Um modo favorável aos dentes para realizar o acabamento de restaurações de resina composta em dentes anteriores


Bons resultados podem ser obtidos em restaurações diretas através da aplicação em camadas combinada com a inserção morfológica precisa dos materiais restauradores, com conhecimentos das propriedades ópticas e mecânicas tanto da resina composta quanto do tecido duro dentário. Mesmo que os procedimentos de acabamento, tal como marginação (regularização das margens) sejam minimizados pela técnica de incrementos, o acabamento pode ser bastante complicado devido ao número de sequências prévias ao acabamento, utilizando os instrumentos propostos na literatura, que incluem pontas de acabamento e discos abrasivos. Procedimentos de acabamento realizados com bisturi em restaurações de resina composta diretas polimerizadas aperfeiçoam a qualidade da superfície esculpida final pelo desenvolvimento dos contornos naturais e características e também pela remoção de excessos de material na margem dentária.

Controle reforçado do movimento e percepção digital da textura da superfície enquanto a lâmina é movimentada permitem ao operador detectar e cortar o excesso de resina composta durante o procedimento de acabamento das margens e refino da anatomia final. Evitar o uso de pontas de acabamento durante os procedimentos de acabamento em restaurações em resina composta diretas pode salvar as superfícies adjacentes do esmalte de danos abrasivos. A superfície da resina composta e as margens também se beneficiam com o uso do bisturi na técnica de acabamento considerando o risco potencial de remoção excessiva e fissuras de superfície da resina composta causadas pelo uso impróprio de pontas. O objetivo desse artigo é propor e descrever a técnica de acabamento com bisturi passo a passo, bem como discutir brevemente as vantagens de sua aplicação dentro dos limites de um caso clínico. (Int J Esthet Dent – edição em português 2016;1:306-323). (Referência original: Int J Esthet Dent 2015;10:228-245).